Acredito, que muitos benfiquistas, se questionem do porquê desta amizade e respeito tão grande que existe entre o nosso Benfica e o Torino. E foi, também por isso, que decidi escrever isto...
Tudo começou no dia 4 de Maio do ano de 1949, a equipa italiana, na época considerada a melhor equipa da Europa e uma das três melhores do Mundo, deslocou-se à nossa capital para participar numa partida de homenagem ao capitão do Benfica, Francisco Ferreira, na altura, grande amigo pessoal de Valentino Mazzola, capitão da equipa italiana. O encontro realizou-se no Estádio Nacional do Jamor, com o Benfica a vencer o jogo por 4-3.
A tragédia abalou, naturalmente, todo o Mundo. Em Iátlia, cerca de 500 mil pessoas acompanharam o cortejo fúnebre da equipa.
A partir daí, toda a família benfiquista, se mostrou solidária com toda esta situação, criando laços fortes entre os dois emblemas.
No dia, 24 de Abril de 2014, o Benfica jogava uma partida a contar para a Liga Europa, com a Juventus. E esta bonita amizade consolidou-se mais um bocadinho, com os Diabos Vermelhos a mostrarem uma faixa, em italiano, de apoio ao Torino, na frase podia-se ler "4 de Maio de 1949. Lisboa nao esquece. Honra ao grande Torino!". Poucas horas depois disto, o clube italiano publicou uma mensagem de agradecimento aos benfiquistas nas redes sociais: "O tempo passa, mas a amizade continua. Obrigado benfiquistas!". Também no jogo a seguir, Torino vs Udinese, os adeptos da equipa da casa, exibiram uma tarja onde se podia ler, em bom português, "Obrigado benfiquistas!".
Agora, vamos ter, finalmente, o tão esperado encontro entre as duas equipas. Na próxima quarta-feira, no estádio da Luz, uma partida da 9ª edição da Eusébio Cup. Vamos fazer uma bonita homenagem, família.
SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS TORINO!
(Por Filipe Nunes)